Prótese Dentária

A prótese dentária tem a função de repor um ou mais dentes. Assim, consegue restabelecer as respectivas funções de mastigação, estética e fonética.

É importante saber que a ausência de um dente pode representar mais que um problema estético, ela pode ocasionar também a movimentação dos dentes próximos e a reabsorção óssea.

A perda dos dentes é um problema bastante comum e tem como causa inúmeros fatores, como cáries, doenças ou acidentes. E, além de prejuízos funcionais, também acarretam problemas à autoestima do paciente.

Existem muitas opções de próteses que cumprem funções adequadas para cada necessidade:

Prótese Fixa

Popularmente conhecida como coroa dentária, a prótese unitária fixa é indicada para quem precisa repor um ou mais dentes. Pode ser uma alternativa para os casos em que houve perdas em virtude de cáries, tratamento de canal, sofrimento de alguma fratura ou nos quadros em que se apresentam algum desgaste significativo.

As próteses fixas são feitas a partir de materiais como cerâmica e porcelana, que mantêm o padrão estético semelhante ao dente.

Prótese Parcial Removível

Essa prótese, também conhecida como ponte móvel, tem a função de reabilitar a arcada do paciente que ainda possui uma quantidade razoável de dentes remanescentes. Ela é moldada para restaurar os dentes que faltam, sendo fixada por uma estrutura metálica que utiliza como apoio os dentes naturais e a gengiva.

Prótese sobre Implante

Essas próteses são fixadas em implantes osseointegrados. Ou seja, estruturas que são colocadas diretamente sobre o osso maxilar ou da mandíbula.

Os implantes funcionam como substitutos da raiz do dente, pois eles oferecem suporte para a prótese, que pode ser parafusada ou encaixada sobre eles.

São indicadas para os casos nos quais houve perda dentária em virtude de doenças ou traumas. Existem dois tipos de prótese sobre implantes: a fixa e a removível.

A prótese fixa é parafusada sobre o implante, sendo retirada pelo dentista. Já a prótese removível pode ser retirada pelo paciente para higienização.

A prótese dentária sobre implante soluciona problemas da perda de um, vários ou todos ou dentes, trazendo mais conforto e segurança para os pacientes.

Prótese protocolo devolve a função oral

A prótese total sobre implantes tipo protocolo, funciona como uma substituta para a prótese total removível (a famosa dentadura).

Um dos principais benefícios é o conforto. Além disso, trata-se de uma solução que devolve ao paciente todas as funções dos dentes, incluindo o estético. Porém, sem a insegurança que a dentadura traz.

O tratamento envolve uma etapa cirúrgica para a implantação dessas estruturas, em geral de titânio. E também uma segunda etapa para a confecção da prótese.

A finalização acontece quando as próteses são parafusadas aos implantes de titânio.

Sobredentaduras ou Overdentures

Um exemplo de prótese total removível é o “overdenture”, também conhecida como “sobredentadura”. Assim como no caso das próteses fixas tipo protocolo, elas também são comumente indicadas para os pacientes que perderam todos os dentes.

A prótese overdenture é fixada a partir de pinos de titânio. Eles são implantados no maxilar ou mandíbula com o suporte de barras e clipes. Por isso, apesar da aparência natural, podem oferecer desconforto ao paciente.