Odontologia Estética

Odontologia Estética é a área da Odontologia que cuida da cosmética do sorriso. Várias especialidades contribuem, cada uma na sua área, para a transformação e melhora do sorriso. Clareamento dental, facetas de porcelana, lentes de contato dentais e restaurações estéticas de resina na cor do dente são alguns exemplos dos tratamentos realizados na Odontologia Estética. A estética odontológica deixou de ser uma questão apenas de vaidade e se tornou uma questão de saúde. Como profissionais da área da saúde, nossos profissionais estão atentos não só com a questão biológica e funcional da boca, mas também com a saúde psicológica dos pacientes.

 

Lentes de Contato Dental

A lente de contato dental é a mais nova aposta dos dentistas. Elas podem ser usadas para correção de forma, cor e alinhamento dos dentes. A cada dia, temos melhoras nas tecnologias que contribuem para deixar o seu sorriso cada vez mais lindo! Agora, o Cirurgião Dentista não é mais visto como alguém que causa dor e medo, mas sim como um profissional que pode transformar o sorriso e a vida das pessoas. A união da ciência com a arte plástica inovou, mais uma vez, na Odontologia Estética. As lentes de contato dentais são lâminas superfinas que medem entre 0,2 mm e 0,4 mm de espessura, feitas de porcelana, servem, também, para corrigir imperfeições, manchas leves e pequenas lesões dos dentes.

 

Quais os cuidados básicos para quem usa lente de contato dental

São pouco os cuidados com as lentes de contato dentais. Porém, é imprescindível incorporá-los ao nosso dia a dia. Várias dessas precauções já são recomendadas para preservar o esmalte do dente, desde hábitos ou ações de algumas substâncias que fazem parte da dieta comum:
Opte por uma escova de dente ultra macia, estas são mais suaves, pois possuem mais cerdas;
Cremes dentais clareadores não devem ser usados, pois possuem abrasivos que podem estragar a superfície do trabalho;
Para a realização da higiene oral, selecione instrumentos adequados que não causarão arranhões ou riscos na superfície dos laminados;
Vinho tinto é um grande inimigo das lentes de contato dentais, evite o consumo em excesso;
Hábitos parafuncionais, como morder canetas e unhas, devem ser abandonados, pois a chance de fraturas em lentes e facetas aumenta;
Ao termino do tratamento com facetas, é aconselhável o uso de uma placa de bruxismo. Principalmente se o distúrbio já havia sido diagnosticado anteriormente ao procedimento estético;
Diminua a ingestão de substâncias ácidas, como vinagres e refrigerantes. Com o tempo, elas podem opacificar as facetas e lentes de porcelana;
Café e o cigarro estão sim associados ao escurecimento precoce das lâminas quando consumidos em excesso.

 

Facetas de Porcelana

As facetas de porcelana fazem parte da Odontologia Estética e podem proporcionar a você o sorriso que sempre sonhou. As facetas de porcelana transformam o sorriso, mudando a cor, a forma, o alinhamento, o espaçamento, a altura e largura dos seus dentes. Além disso, simulam corretamente a textura, cor e transparência que os dentes têm naturalmente.

A faceta de porcelana é durável e possui estabilidade de cor por anos. Se você está procurando um sorriso branco natural de aparência saudável e brilhante, as facetas são a solução para trazer o seu sorriso de volta.

 

Microabrasão Dentária

As manchas nos dentes nem sempre são sinais de danos graves à saúde, mas com certeza ocasionam um impacto psicológico muito negativo para os pacientes. A aparência normalmente desagradável das manchas ou das descolorações, especialmente aquelas causadas por fluorose dentária (manchas brancas nos dentes), o cigarro, uso contínuo de antibióticos ou mesmo defeitos de formação e escurecimento pelo tempo ou acúmulo de pigmentos, têm levado pesquisadores a desenvolver e aprimorar materiais e técnicas para a remoção destas e consequentemente à obtenção de uma estética satisfatória. A microabrasão é uma dessas técnicas, ela é realizada por meio do emprego do ácido hidroclorídrico (18%) ou ácido fosfórico (37%) associado à pedra pomes. Dessa maneira, pode remover uma ou mais camadas do esmalte, dependendo da profundidade das manchas. O procedimento seguinte é o polimento com fluoreto e nitrato de sódio. Após uma semana, as manchas tendem a estar cerca de 50% menores e o tratamento é finalizado com mais uma seção igual a anterior. Nos próximos 7 dias, o tratamento segue com aplicação de géis clareadores (peróxido de hidrogênio) para finalizar o processo.

 

Gengivoplastia (Plástica Gengival)

A beleza não requer perfeição, mas simetria. A plástica gengival é uma pequena correção que resulta em uma grande diferença na face e sorriso. A gengivoplastia, como é chamada, é um procedimento simples para remoção do tecido gengival em excesso. A Cirurgia Plástica Periodontal (especialidade da Periodontia) apresenta diversas técnicas cirúrgicas, ou não, que minimizam, mascaram e até eliminam o excesso de gengiva. Identificar a etiologia é fundamental para a escolha do procedimento.